www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Cartas de Bordeaux: a banda de rock cristão espírita formada no Jardim Helena

Publicada em: 16-02-2016

Daniele Amorim
Especial para a CLN

 

                                                                                                                                                                            Divulgação

 

Iniciada em 2005 com o nome de "Mensagem", a  banda "Cartas de Bordeaux" foi formada por integrantes da Mocidade Espírita do Centro Espírita Bezerra de Menezes, Jardim Helena, zona leste, após o atual vocalista, Alexandre "Giga" Oliveira, 26, incentivar um amigo que estava no grupo de teatro da instituição a montar uma banda de rock cristão espírita.

 

Em 2010, após algumas transformações, a banda mudou de nome e tornou-se "Cartas de Bordeux", em homenagem ao símbolo anterior da banda, que era uma carta, e a cidade de Bordeux, na França, onde estão grande parte dos textos do evangelho do espiritismo. Na época, o irmão de Giga, Leonardo "Leo" Santana, 22, passou a tocar baixo na banda.

 

Após uma apresentação mal sucedida na Festa da Alegria, em Guarulhos, a banda decidiu colocar outro guitarrista na formação, Douglas "Dods" Santos entrou no conjunto em 2012. Anteriormente, ele já havia feito trabalhos fotográficos para o grupo.

 

O primeiro EP da banda foi lançado em 2013, batizado de "Ouro", o lançamento remete a antiga fase do  grupo (Clique aqui para baixar). Apesar de não participar da gravação do EP, o primo de Giga e Leo, Renato Pinheiro, 20, entrou na banda no show de lançamento do material.

 

Felipe Ribeiro, 24, foi o último integrante a entrar na formação atual da banda, após a saída do antigo baterista, seu primeiro show como integrante oficial aconteceu na COMECAP (Confraternização das Mocidades Espíritas da Capital e Arredores Paulista) 2014.

 

Um dos diferencias da banda é que eles dispõem de dois estilos diferentes para show: acústico e elétrico, além do repertório da banda que é baseado em composições próprias. "O foco sempre foi escrever músicas próprias [...] sempre tem música para usar, tem o repertório e as músicas sobrando", comenta o vocalista Giga sobre a produção de material da banda.

 

Apesar de todos os integrantes serem da zona leste, não há muito apoio da região para o crescimento da banda, todos os show feitos em São Miguel pelo Cartas foram idealizados pelos mesmos. "Eu já liguei para a Casa de Cultura do Itaim Paulista, por conta do espaço e tudo mais, mas ele não retornaram" disse o baixista Leo.

 

Uma das questões que o grupo mais se orgulha é da forma que se portam quando trabalham: "A gente acredita na questão de ajudar o próximo [...]  encaramos uma apresentação como um trabalho, com a oportunidade de falar uma palavra durante uma música, em que, seja a palavra certa que alguma pessoa precisa ouvir para se reencontrar." finalizam.

 

Veja o último lançamento da banda:

 

 

Jornalista responsável: Vander Ramos


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Bia comentou:
As músicas deles são muito boas, além de letras lindas cada uma tem uma batida diferente, atual e contagiante.

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN