www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Instituto em São Miguel auxilia na reintegração social de portadores de HIV

Publicada em: 01-12-2016

Daniele Amorim/CLN

 

"A vida continua" é um dos principais lemas do Instituto Vida Nova criado pelo casal Américo Nunes, 54, e Jorge Rodriguez, 66. O órgão está localizado na região de São Miguel Paulista, na zona leste da cidade, e é especialista na reintegração social de portadores do vírus da HIV.

 

Idealizado em 2000, o órgão justamente está no extremo leste da cidade pelo falta de equipamentos similares que atendem aos portadores que são moradores da região da Leste 2. De acordo com dados da Prefeitura de São Paulo, em 2014 foram contabilizados 34 óbitos recorrentes a AIDS na área da subprefeitura do bairro que compõe os distritos de São Miguel, Jardim Helena e Vila Jacuí. "Viemos para o extremo leste porque esses portadores não tinham essa assistência" relata Jorge.

 

O Instituto possuí atualmente 241 pacientes em seu banco de dados, porém, o número de pessoas atendidas é quatro vezes maior já que os parentes dos portadores também podem ter aconselhamento: "As pessoas acham que só a pessoa soropositiva acaba adoecendo, porém, quem está próximo acaba adoecendo muito mais.Nosso papel é chacoalhar as pessoas e dizer que a vida continua!" explica Rodriguez. 

 

                                                                                                                                                                              Daniele Amorim/CLN


Para comportar os pacientes, o Instituto possuí um amplo espaço para comportar suas atividades

 

São oferecidas no local atividades como: aulas de informática, apoio psicológico e academia com piscina para aulas de hidroginástica. Para acompanhar a saúde do paciente, o Instituto possuí também um prontuário online com histórico de exames de rotina.

 

Para comportar e atender a população, o órgão mantém 16 funcionários e 8 voluntários, e como toda sua assistência é gratuita, o Vida Nova possuí parceria com alguns comerciantes da região que disponibilizam cupons fiscais para doação.

 

Adilson Batista Cardoso, 52, é portador do vírus HIV e trabalha no Instituto como servidor geral. Desde que conheceu o órgão, sua saúde melhorou: "Senti que minha auto-estima aumentar, aprendi muitas coisas sobre a doença: os direitos e deveres".

 

Para conhecer o Vida Nova e saber mais sobre os projetos basta ir até a rua Professor Assis Veloso, 226, em São Miguel Paulista, na zona leste da cidade. A instituição também aceita doações para manter-se funcionando. Clique aqui para saber mais sobre. 

 

O Brasil e a AIDS

Apesar do Brasil já ter sido referência em tratamento ao vírus HIV e a AIDS, Jorge acredita que a situação mudou nos últimos anos: "Era um orgulho saber que o Brasil era referência no tratamento de AIDS. Mas agora é um dos últimos". A informação é confirmada por Richard Parker, presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, que afirmou que os remédios oferecidos no país para controlar a doença são obsoletos.

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN