www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

O Itaim Paulista após as enchentes

Publicada em: 22-01-2016

Daniele Amorim
Especial para a CLN

 

                                                                                                                                                   Daniele Amorim/CLN

 

Após 72 horas das fortes chuvas que caíram no Itaim Paulista, zona leste da cidade, os moradores da regiões que foram atingidos pelas enchentes começam a voltar com suas rotinas.

 

A Favela do Boi, próxima ao córrego Lajeado, foi uma das regiões mais afetadas no sábado, 9, segundo agentes de saúde que não quiseram se identificar, 300 famílias foram atingidas no local.  

 

A água do córrego Lajeado invadiu as casas das margens na hora da chuva e ocasionou a derrubada de algumas construções e postes de luz. "Ninguém vem olhar nada, tem um poste caído dentro do rio, até para eles virem arrumar demora. As vias como a Dom João Nery e a Ipê Roxo eles limpam mas como é comunidade, ninguém vem ver nada." reclama a cabeleireira Tamara Caroline, 23.

 

                                                                                                                                                    Daniele Amorim/CLN

Favela que está na margem do Córrego Lajeado, é um pontos mais afetados por enchentes no Itaim Pta.

 

A dona de casa Maria Luzinete, 54, perdeu alguns itens após a água atingir sua casa. "A gente fica arrasado porque a gente perde tudo, de uma hora para outra a enchente acaba com tudo. Não recebi ajuda da prefeitura, falaram que ia trazer mas até agora nada. Toda época de janeiro é isso."

 

A chuva que durou três horas no sábado bastou para alagar 30 bairros do extremo leste, 15 deles estão localizados no Itaim Paulista. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) o volume de água que caiu no horário equivale ao estimado para o mês de janeiro.

 

Por conta da falta de ajuda do poder público no local, os moradores dependem das ações individuais para conseguir alimentos e roupas, uma delas é feita por Carlos "Zumba Rasta" Souza, 42, agente cultural, que desde segunda, 11, reuniu amigos em uma rede social para arrecadação de materiais para os lugares mais afetados pela enchente. Na última terça, 12, Zumba visitou a Favela do Boi.

 

Os próprios moradores da comunidade ajudam-se, o jardineiro Anderson de Jesus perdeu alguns móveis, porém, ajuda os que estão em situação mais crítica que a sua: "Minha situação já está melhor, já consegui limpar minha casa mas não tô indo trabalhar porque tô vendo a situação do próximo [...] se a gente ver que tem doação, a gente vai lá e distribuiu para o próximo".

 

O Romano Sound System junto com o AOA Produções realizará um evento beneficente para arrecadar mantimentos para os moradores das regiões afetadas pelas enchentes, o 1º Reggae Beneficente acontecerá no Pedra Pequena Skate Bar na av. Marechal Tito, 296 na próxima sexta, 15, às 22h.

 

 

Jornalista Responsável: Vander Ramos


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN