www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Para driblar preços de alimentos para páscoa, itainhenses recorrem a alternativas

Publicada em: 22-03-2016

da Redação

 

                                                                                                                                                  José Cruz/ Agência Brasil

Neste ano, ovo de páscoa é um dos alimentos da páscoa que teve aumento expressivo no preço

 

A Páscoa será celebrada no próximo domingo, 26, porém, o almoço de família para celebrar o feriado pode sofrer ajustes. A carga tributária dos alimentos para a páscoa tiveram um aumento de quase 50% desde o ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT)

 

O símbolo do feriado, o ovo de páscoa, sofreu um aumento de 38% desde o ano passado, outros alimentos feitos com chocolate também tiveram um expressivo aumento desde 2015, o bombom com 37% e a barra de chocolate com 38%.

 

A enfermeira, Flavia Moura, 31, prefere fazer os ovos de páscoa para os sobrinhos do que comprar no supermercado, ela acredita que saí muito mais barato confeccionar do que comprar a unidade. Ela acredita que o peixe também encareceu este ano: "O peixe aumentou bastante, quase dobrou o preço. Enquanto estava uns 12 reais o quilo da melusa, agora está vinte, vinte e cinco."

 

A professora, Leia Alves, 51, observa que os alimentos básicos também aumentaram de preço neste ano: "Não só os preços do alimentos da páscoa, e sim em geral. Acho que [ovo de páscoa] está caro, esse ano eu não vou comprar para minhas crianças. Vou dar uma barra."

 

De acordo com o IBPT, os produtos mais tributados neste feriado santo são o vinho com 54% e o bacalhau importado com 43%. Para o presidente do órgão, João Eloi Olenike, a solução para os consumidores é pesquisar os produtor em diferentes locais para adquirir o melhor preço.

 

O segurança, Thiago Mendes, 30, esforça a ideia de Olenike e acredita que a melhor medida para driblar o preços altos dos alimentos para o feriado, é a pesquisa: "Eu procuro ir em vários lugares para pesquisar, e aí você encontra os melhores preços".

 

Veja a tabela de carga tributária dos alimentos neste ano:

 

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN