www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Dez mil itainhenses tiraram título de eleitor pela primeira vez

Publicada em: 05-05-2016

da Redação
Atualizada 05/05 às 18H20

 

                                                                                                    Elza Fiúza/ABr

O cartório do Itaim Paulista realizou 26 mil atendimentos desde janeiro de 2015,
no qual 10 mil deles foram para a retirada do título de eleitor pela primeira vez

 

O prazo para tirar o título de eleitor para as eleições deste ano foi encerrado na última quarta, 4. Foi estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que em ano de eleições, o alistamento deve ocorrer até 151 dias antes da votação. As eleições 2016 acontecerão em outubro para eleger prefeitos e vereadores de todos os municípios do país. Na cidade de São Paulo existem 58 cartórios eleitorais.

 

A zona eleitoral 352º, correspondente ao Itaim Paulista, zona leste da cidade, é o oitavo maior cartório do Estado de São Paulo e sétimop na capital, com 200.801 eleitores. O número equivale a 0.6% de toda a cidade. Desde as eleições de 2014, foram registrados dez mil títulos e mil transferências de endereços na região.

 

Em São Miguel Paulista, no distrito vizinho, o bairro possuí três cartórios eleitorais diferentes (São Miguel, Jardim Helena e Vila Jacuí). O maior deles é do 397º Jardim Helena, que abriga 149 mil eleitores, seguido por 247º São Miguel com 111 mil e 398º Vila Jacuí com 99 mil.

 

No cartório eleitoral do Jardim Helena foram registrados 19 mil atendimentos desde janeiro de 2015, nos quais 6 mil deles são novos títulos e 12 mil transferências. O local também realiza revisão de dados cadastrais e solicitação de segunda via do documento. O cartório também abriga as seções 249ª (426 eleitores aptos) e 148ª (412 eleitores), respectivamente a 4ª e 9ª posição no ranking das maiores seções eleitorais da cidade. A primeira é a seção 696, Capela do Socorro, zona sul, com 437 eleitores.

 

Na zona eleitoral de São Miguel foram expedidos três mil novos títulos, e 300 transferências de endereços. O cartório da Vila Jacuí teve o índice de procura mais baixo da região, somente 4 mil novos títulos foram expedidos com 800 transferências.

 

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não é possível estabelecer quantos eleitores fizeram cadastro de biometria por zona, o número é disponível apenas por país, estado ou município. Foram registrados 2 milhões cadastros com biometrias na capital. A previsão é que na eleições de 2018, a Biometria seja obrigatória na cidade de São Paulo.

 

 

 

 

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN