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Sem fiscalização, CET quer implantar Zona Azul no Itaim Paulista e deixar rua Tibúrcio de Sousa com sentido único.

Publicada em: 07-12-2016

Daniele Amorim e Vander Ramos/CLN

 

Associados da Associação dos Empresários (AEIP) e comerciantes do bairro do Itaim Paulista, zona leste de SP,  reuniram-se na manhã desta quarta-feira(07), com dirigentes da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) para tomarem ciência dos novos projetos e estudos viários que a Companhia pretende implementar ao longo do próximo ano na região.

 

O foco das reclamações dos empresários, presente ao encontro, foi o caos viário que tornou-se a rua Tibúrcio de Sousa depois da instalação de vários comércios e da falta de fiscalização por parte da CET.  "A Tibúrcio, neste pedaço da rua Ribeiro Escobar até a Pascoal de Miranda, se fosse proibido estacionar ou parar nos dois lados o trânsito fluíria, pois os caminhões e ônibus conseguiriam subir e descer sem problemas", afirma o comerciante Márcio Schinari, 49. Ele tem comércio na região há mais de 22 anos.

 

Para a assistência social, Nilza Sena, o fluxo da Tibúrcio atrapalha no trafégo de carros: "O problema da rua do cartório é um caos. Tem hora que você precisa subir a Tibúrcio e não consegue. É melhor ir a pé."

 

                                                                                                                                                                              Daniele Amorim - Vander Ramos/CLN


Rua Tiburcio de Sousa é "dor de cabeça" aos moradores e motoristas no Itaim Paulista, zona leste SP

 

 

De acordo com a engenheira da CETSP, Sandra Bandeira, a falta de recursos humanos é um dos motivos da falta de fiscalização no Itaim Paulista. Ela afirmou que está finalizando um estudo para mudança de sentido do trecho da Tibúrcio de Sousa entre as ruas Pascoal de Miranda e Ribeiro Escobar para prosseguir somente no sentido centro. (Veja Aqui as mudanças).

 

Duas Leis, uma de 1957 e outra de 1985, autorizam o executivo a realizar o alargamento de parte da  rua Tibúrcio de Sousa. Leia mais aqui e aqui.

 

O projeto, no entanto, não avançou, pois ocorreriam desapropriações de imóveis que oneraria a execução. "Desde que começou esta confusão a população sofre com os congestionamentos diários na via", afirma o comerciante Teodoro Guilherme Rosa, 67.

 

Outras alterações foram comentadas pela engenheira Sandra, como a instalação de uma Zona Azul no entorno da Estação de Trem e a proibição da convergência na Av Marechal Tito com a Av. Dom João Nery.

 

 

Veja as demais intenções da CETSP para o Itaim Paulista no próximo ano.

 

Estudos finalizados, aguardando recursos para implantação

a) Instalação de Semáforos ao longo da Av Nordestina que recentemente foi duplicada;
b) Alargamento da calçada de acesso à Estação de Trem Jardim Helena, em frente ao Atacadão na Rua São Gonçalo do Rio das Pedras;
c) Melhorias e readequação semafórica do cruzamento da Av Marechal Tito com Av Itaim, próximo ao Hospital Santa Marcelina;
d) Readequação e fiscalização do sentido da rua Profª Abigail Boisanelli ao lado do Beco do Mocotó, na Vila Curuçá;
e) Recapeamento e sinalização da rotatória da av Dama-Entre-Verdes com Av Ipê Roxo, no Parque Santa Rita;
d) Readequação de rotatória na rua José Pereira Gomes com Av Marechal Tito, conhecida como acesso ao Jardim das Oliveiras.

 

Inicio de Estudos para 2017 (Passivel de mudanças)

a) Implantação de Zona Azul nas ruas do entorno da Estação de Trem Itaim Paulista;
b) Revitalização da sinalização horizontal da rua Fernando Pacheco Jordão, no Jardim Camargo Novo;
c) Proibição da conversão, à esquerda, na Av Marechal Tito com Av Dom João Nery. Para acessar a Dom João Nery, o motorista deve utilziar da Rua Rafael Correia da SIlva em frente a Estação de Trem do Itaim;
d) Mudança dos Pontos de ônibus na Rua Barão de Alagoas. É possivel que um ponto fique em frente à Praça Lions Club. Esta mudança será realizada pela SPTrans
e) Reestudo do demais problemas viários ao longo da Rua Tiburcio de Souza, no Jardim Camargo Velho e em frente ao 50º DP. Para a CET o trânsito provocado pelo supermercado Nagumo, principalmente aos sábados, não afeta a fuidez do viário.

 

 

 

 

 

 


 

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