www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Os cinco anos de história do Ita'in' Festival

Publicada em: 09-06-2016

Daniele Amorim/colaboração

 

                                                                                          André Ruiz/colaboração

2º edição do Itaim Festival aconteceu na rua Tibúrcio de Sousa com a participação da banda Vibration de Jah

 

Bandas independentes, feira de artes, esportes e sete palcos espalhados no Itaim Paulista, zona leste da cidade. Há 12 anos, o cenário era comum para os moradores da região, entre os meses de abril e junho, os irmãos André e Anderson Ruiz junto com um grupo de voluntários realizavam o Ita'in' Festival.

 

O início do festival ocorreu com a criação do CEDAI, o Centro de Desenvolvimento Artístico do Itaim, em 1998. O espaço da rua Padre Estáquio foi cedido pelo pai dos irmãos, Ernesto Ruiz, para criar um lugar com cursos voltados a artes por preços simbólicos.

 

Para divulgar o local e difundir as atrações artísticas do bairro, o primeiro "Ita'in' Festival" aconteceu em abril de 1999 na mesma rua do CEDAI. O palco foi cedido pela subprefeitura e as bandas apresentavam-se voluntariamente. "Nós pedíamos para artistas selecionarem as bandas porque era muita gente. Nunca houve cachê, porque o fato de conseguir tocar no Ita'in' Festival, virou uma posição de status para as bandas", relembra André.

 

                                                                                                                                     André Ruiz/Colaboração

 

A dimensão do evento começou a crescer a partir da edição de 2000, o festival foi feito em um trecho da rua Tibúrcio de Sousa entre as vias Paraú e Ribeiro Escobar, com a participação de cerca de 20 bandas como: Madame Butterfly, EndVoice, Turma do Sereno e Blackout. Com a estrutura maior, houve também uma feira artesanal, performances teatrais e espaço para manobras de skate e bike.

 

Após outra edição na Tibúrcio de Sousa em 2001, a expansão do festival obrigou os organizadores a mudarem o local da festa. Em 2002, o Ita'in' Festival aconteceu pela primeira vez na praça Lions Club, na rua Barão de Alagoas, naquela edição foi registrado a presença de 20 mil pessoas para assistirem o show do cantor de MPB, Zé Geraldo.

 

No ano seguinte, em 2003, o festival continuou na Barão de Alagoas, porém, com a ajuda do pastor Anderson Dias Barbosa, conhecido como DJ Partor - Leia aqui, o evento contou com três palcos simultâneos, em que um deles era somente dedicado a comunidade gospel.

 

                                                                                                        André Ruiz/Colaboração

 

 

A última edição do Ita'in' Festival aconteceu em 2004, com sete palcos, praça de alimentação e exposições de escolas da regiões. Segundo André Ruiz, o fim do Ita'in' Festival aconteceu por falta de estrutura para comportar as proporções que o festival havia tomado, porém, como ele havia tornado-se produtor cultural do CEU Parque Veredas em 2003 por suas articulações culturais, o evento virou o Festival de Talentos que aconteceu nos anos de 2005 e 2006 no palco dos dois CEUs do Itaim Paulista, o Vila Curuçá e Veredas.

 

Após quatro edições do Ia'in' Festival, André Ruiz cita o pai com uma pessoas mais importantes para a sua realização: "Criamos um nome e tivemos prestígio por causa do nosso pai, que conseguiu manter um local e uma ideia. Se a gente tivesse em uma empresa trabalhando, não existiria isso aqui"  finaliza.. 

 

 

 

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

andre' comentou:
Zona Leste

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN