www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Festa típica é relembrada por comunidade japonesa em São Miguel Paulista

Publicada em: 25-07-2016

Daniele Amorim/CLN

 

No mês de julho o Campo de Gatebol, no Jardim São Vicente, zona leste da cidade, fica decorado com carpas de papel e as bandeiras do Brasil, Japão e da Associação Cultural e Desportiva Nikkei de São Miguel Paulista (ACDNSMP). Trata-se da Kazokun Ian Undokai, ou em português, a Gincana Poliesportiva Familiar.

 

Realizada pela própria associação, o evento é feito no Japão tradicionalmente no mês de maio para celebrar o aniversário do imperador, porém, para adequar-se a rotina brasileira e as férias escolares, a ACDNSMP faz a gincana em julho.

 

A aposentada Tizuko Hassegawa, 64, é uma das responsáveis pela associação e de acordo com ela, o evento acontece há mais de 50 anos na região de São Miguel:“Nós perdemos a conta, mas a associação já tem 64 anos. Então, a festa ocorre há mais ou menos 50 anos. Os presidentes anteriores esqueceram de deixar registrado.”

 

Comemorado por associados e familiares, a celebração tem diversas brincadeiras para todas as idades, como a corrida de 100 metros, procure a noiva e até a curiosa prova de colocar cinco sementes de feijão em um copo com um hashi – utensílio utilizado para as refeições de países orientais.

 

                                                                                                                                                                                     Daniele Amorim/CLN

Brincadeiras, comidas típicas e música japonesa são parte da Kazokun Ian Undokai

 

No horário do almoço, chega a hora do taiko soar em uma apresentação de crianças. O instrumento é uma espécie de tambor que com sua batida frequente provoca uma melodia agradável.

 

O presidente da associação é Yoshishigue Mikan, 70, e segundo ele, a festa acontece há oito anos no mesmo local: “É muito gratificante ver que o pessoal está participando”

 

O assistente financeiro Henrique Takahashi, 28, vem a gincana há cinco anos por conta de sua avó que participa da associação: “Participo até de algumas brincadeiras e acho muito legal. É muito bom porque agita o pessoal aposentado e eles precisam fazer algumas atividades.”

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN