www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Grupo de jornalistas estrangeiros visita São Miguel e Itaim Paulista

Publicada em: 22-02-2016

Daniele Amorim
Especial para a CLN

 

                                                                                                                                                   Cacau Ras/CLN

Trio de jornalistas visita a rua onde é feito o Eletrotintas

 

 

A parceira entre a Folha de S. Paulo e a Universidade de Michigan trouxe um grupo de 20 jornalistas estrangeiros para conhecer os bairros periféricos da cidade no último domingo, 21. Para visitar o Itaim Paulista e São Miguel, zona leste da cidade, foram escolhidos os jornalistas franceses Edouard Perrin e Cecile Besson, e a jornalista venezuelana Teresa Frontado com a ajuda do produtor de cinema Cacau Ras para conduzir o tour.

 

A visita começou no bairro do Itaim Paulista, na rua Antônio Machado e Silva, em que anualmente ocorre o evento Eletrotintas, onde membros da comunidade se reúnem desde 2012 para limpar o espaço e pintar os muros da via com a ajuda de graffiteros da região e de outras parte de São Paulo.

 

                                                                                                               Cacau Ras e Daniele Amorim/CLN

 

Um dos responsáveis pelo evento e ativista cultural, Danilo Lima, mais conhecido como Danilo Clarke, 34, comentou sobre a importância da visita dos jornalistas: "Acho interessante, porque abre o leque da cultura para outros países, e mostra nossa arte também. É interessante este intercâmbio cultural com o pessoal de fora".

 

Outro local em que os visitantes conheceram é o espaço de 12 quarteirões na rua Jacarandá Rosa no Jardim Maia, onde é realizado há dez anos o "Arte e Cultura na Kebrada", evento que reúne graffite, música e cultura Hip-hop. Um dos organizadores do ACK, Robson Juaréz, mais conhecido como Bó, 30, falou sobre a propagação da cultura da periferia em visitas como essa: "A visita é boa. Para mostra a quebrada para quem vem de fora [...] a história do hip-hop. "

 

A jornalista venezuelana Teresa Frontato, 41, veio pela primeira vez ao Brasil e contou sua experiência de visitar os muros graffitados: "O que eu gostei mais é a comunidade tomando as rédeas da situação, querendo viver em um lugar legal e que a arte deveria ser para todo mundo." Perguntada se quer voltar, Teresa foi enfática: "Claro, eu acho que São Paulo é linda. Eu só estou conhecendo uma parte da cidade, preciso de mais tempo para me aprofundar" 

 

Jornalista responsável: Vander Ramos


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN